Inaugurada em Lisboa 1ª Loja em Portugal de Produção só Certificada - Figurado de Barcelos

A iniciativa é do grupo O Valor do Tempo, responsável pelo Museu do Pão, A Brasileira do Chiado, Confeitaria Peixinho, Museu da Cerveja, Comur, entre outras lojas que promovem a identidade portuguesa. “Juntam-se agora aos artesãos de Barcelos, criando um palco onde as suas peças artesanais ascendem a um estatuto que as coloca num patamar de destaque, num espaço nobre em Lisboa (Rua de S. Nicolau, na baixa da cidade) e num hino ao que existe de mais genuinamente português”, a primeira loja onde se encontram só peças CERTIFICADAS! O nome de todos os artesãos está em destaque no espaço, bem como no painel exterior que a cada mês conta a história de um deles, em jeito de homenagem.

Para o arranque da loja, o destaque foi para Ana Baraça, a pioneira dos hoje designados “Irmãos Baraça”. Em exposição/venda pode encontrar obras de Conceição Sapateiro, Cidália Trindade, Irmãos “Mistério”, Irmãos “Baraça”, João Gonçalves Ferreira, Laurinda “Pias”, Rosa Portela, Manuel Macedo, António Ramalho, Irene Salgueiro & António Salgueiro, Mª Lourdes Ferreira, Júlia Côta, Mina Gallos, Prazeres Côta, Nelson Oliveira, Mª Inês Calisto Machado, Rosália Abreu e Mª Helena Silva.A loja foi inaugurada com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, do presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, da Directora Executiva da A.CERTIFICA, Teresa Costa.

O Grupo O Valor do Tempo foi criado em 1994, em Seia, e a sua primeira expressão pública surgiu em 2002, com a abertura do Museu Nacional do Pão. Mais de 25 anos depois da sua fundação, o grupo “privilegia uma abordagem assente no valor acrescentado do produto feito à mão e CERTIFICADO numa visão económica integrada que coloca o Homem no centro das suas preocupações e que tenha no conceito de Valor Acrescentado, o seu lema”.

Ano: 2021

Anterior
Anterior

Filigrana de Portugal na série “La Casa de Papel”

Próximo
Próximo

Promoção de três produções certificadas na RTP