Assinatura do Protocolo com INCM – Contrastaria
Hoje marcamos mais um momento importante na caminhada da certificação da Filigrana de Portugal, com vista a melhorar e a aumentar a confiança dos consumidores, foi assinado um protocolo de Colaboração entre INCM – Contrastaria, os Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso e o organismo de certificação A.CERTIFICA.
Em 2016 – Iniciou-se a caminhada com vista à certificação da Filigrana, em Março 2018 – foi aprovado pelo IEFP e publicado em DR, o Caderno de Especificações que sustenta o processo de certificação da FILIGRANA de PORTUGAL, em Julho 2018 – Certificaram-se as primeiras peças das 21 UPA’s (unidades produtivas artesanais – artesãos) que aderiram ao processo de certificação; em 2022 em Lisboa abriu a Joalharia do Carmo a primeira loja com venda exclusiva de Filigrana de Portugal certificada, que entretanto tem filial em Óbidos, Ponta Delgada e brevemente em Braga, uma parceria com o Grupo Valor do Tempo. Em 2023 os dois Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso viram esta arte reconhecida, fazendo parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Teresa Costa, responsável pela ACERTIFICA, assegura que “a partir desta data os consumidores que preferem as produções artesanais certificadas, neste caso concreto a FILIGRANA de PORTUGAL, devem solicitar as etiquetas de certificação desta produção, onde consta o nome do artesão que produz, como poderão verificar nos próprios artigos que estas correspondem a peças certificadas, através da marca puncionada desta feita com a segurança que a Contrastaria nos oferece. ”